quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Variações Na Língua

    A Língua Portuguesa é muito rica, dentro dela existem muitas variações, que podem ser determinadas pelo tempo ( através da história), ou  pelo espaço ( regional ) . Geralmente ocorrem mais variações na língua falada do que na língua escrita. As variações ocorrem em diferentes grupos sociais, também depende do grau de escolaridade do indivíduo.
     Indivíduos que pertencem ao mesmo grupo social podem variar seu modo de fala ou seja, seu estilo de acordo com as diferentes circunstâncias de comunicação : se o indivíduo está em um ambiente familiar ou profissional,  o grau de intimidade, o assunto a ser  tratado, e quem são os receptores.

O estilo informal :
    É  utilizado quando há pouca reflexão do indivíduo sobre as normas linguísticas, utilizado nas conversações imediatas do cotidiano. 

 O estilo formal : 
    É utilizado quando o grau de reflexão é bem mais elevado, em conversações que não são do dia-a-dia e cujo conteúdo é mais elaborado e complexo.  
  
  Existem também gírias e jargões, que são utilizados por grupos específicos, como profissionais de uma mesma área,( médicos, policiais, profissionais de informatica, entre outros. ), jovens ou grupos marginalizados.
Podemos analisar a diferença na fala das diversas regiões do Brasil , isso ocorre também por conta da colonização de cada lugar por diferentes países e culturas, havendo assim uma mistura de culturas e ao mesmo tempo a diferenciação no modo de fala  de cada região. Não é só isso que influência, como já fora citado antes existem  as variações de acordo com o tempo e as camadas sociais.

Exemplos:

Variação Diatópica :
    
    Bergamota ou Vergamota - em Florianópolis e na região Sul.
    Mexerica - Minas Gerais
    São dois termos utilizados para designar um mesmo objeto, ou mesma coisa.

Variação Diastrática :
  
   Ela pode ocorrer no nível fonético, como " bicicreta, adevogado" etc, ou no nível lexical como a utilização de "presunto" no lugar de cadáver.

Variação Diacrônica :
    
    Vossa mercê- Vós mecê- você .

As mudanças diacrônicas podem ocorrer:
   
    — no som ( pronúncia );
    — na flexão e na derivação;
    — nos padrões de estruturação da frase;
    — ao nível dos significados;
    — pela introdução de novas palavras (neologismos e estrangeirismos).
Fatores de variação:
  
     — internos à língua (pelo desaparecimento de oposições que não se revelem funcionais; pela prevalência do princípio da economia, que tende a eliminar redundâncias; pela introdução de novos elementos com a função de tornarem a comunicação clara/não ambígua);
     — externos à língua (relativos a mudanças políticas e sociais, por exemplo, a criação de fronteiras políticas que é cumulativa à criação de fronteiras linguísticas).
    A língua não está estagnada, muito pelo contrário vive em constante mudança, a língua mudo por conta de seu uso constante, e isso não empobrece, nem dificulta a comunicação, os falantes comunicam-se melhor , e as mudanças ocorrem para que haja essa compreensão mutua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário