quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Unidade e variedade Linguística

O conceito de língua é bastante amplo, englobando todas as manifestações indivíduais, com suas incontáveis possibilidades. Dentro desse extenso universo, há também variações que não são decorrentes do uso individual da língua, mas sim de outros fatores.
1. geográficos: formas que a língua portuguesa assume nas diferentes regiões em que é falada.
2. sociais: pessoas que têm acesso à escola e aos meiso de instrução diferem da meneira de falar de pessoas privadas de escolaridade.
3. profissionais: certas atvidades nos obrigam a ter o domínio de certas formas de língua chamadas línguas técnicas.
4. situacionais: em diferentes situações comunicativas, um mesmo indivíduo emprega diferentes formas de língua.
Falar ou escrever também implica profundas diferenças na elaboração de mensagens.
A escrita tem normas próprias, tais como regras de ortografia, que não é percebida na fala, evidentemente. Escrever é diferente de falar, para que um discurso seja bem-sucedido deve constituir um todo significado e não fragmentos isolados justapostos. Assim como em uma conversa, um texto necessita de elementos que estabeleçam uma ligação entre as partes, elos significativos que confram coesão ao discurso.
Na variedade de expressões, só conseguimos compreensão, se as partes obtiverem um conhecimento prévio da forma única que cada indivíduo comunica-se. Ainda que em gírias, palestras acadêmicas ou na sala de estar é necessário saber ouvir, para entender o que nos é dito.
Ainda que o falante possua amplo conhecimento de outras línguas, o que importa este diferencial, se não conhece as orgens de sua língua materna.
A variedade, é outro idioma dentro de nosso idioma, cheio de curiosidades  e tesouros linguísticos à srem estudados e respeitados por nós. Para que se eternize os melhores contos, os maiores poetas, não énecessário que ele diga 'melhor', basta entendermos que o 'mió' é  pesquisar, interar-se com o natural do Brasil.

2 comentários: